terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Nosso Bairro em Pauta: A era do consumismo

A sociedade atual está baseada no consumo. Vivemos em uma época em que cada vez mais suprimos nossas necessidades comprando objetos. Mas para participar desse processo de consumo, precisamos mais dinheiro, o que significa trabalhar mais. Quanto mais trabalhamos, menos tempo disponível para outras atividades.

“A partir desse momento a prioridade passa a ser acumular recursos financeiros para gastar. Os demais valores e demais atividades que correspondem a outros valores da vida são renegados para o segundo plano e é por isso que se diz que não se tem tempo mais tempo para nada. E não se tem mesmo, por que estamos superconcentrados num único enfoque, que é o enfoque materialista consumista”, salienta o professor Henrique Keske, doutor em Filosofia.

Dirigir toda a vida social para aumentar a produtividade faz com que os demais elementos da vida tenham sua importância reduzida. “Assim nós não temos tempo realmente, por que fica uma espécie de equação perversa, tu precisas dar para os teus filhos, por exemplo, cada vez mais bens materiais para isto tu tens que trabalhar cada vez mais, e cada vez mais tu vai dar menos espaço, menos atenção, menos tempo para este próprio filho. Tu supres uma necessidade, mas tu crias uma carência terrível, muito pior”, ressalta Keske.

0 comentários:

Postar um comentário

 
;