| A turma 4ºC reunida com os autorretratos prontos - Créditos: Bruna Klassmann |
Com o objetivo de valorizar as diferenças de cada indivíduo, despertando o interesse dos alunos sobre as suas origens, a professora Rogeli Andrea Rheinheimer, da EMEF Presidente Rodrigues Alves, está desenvolvendo o projeto “Meu nome no mundo: resgatando nossas origens”. As atividades são realizadas nas turmas de Faixa Etária 5 anos até o 5º ano.
Devido a diferença de idade entre os alunos, foi preciso programar diferentes ações para atender as faixas etárias da escola. Nesta reportagem, acompanhamos o 4º ano C. Para esta turma, a professora programou tarefas envolvendo a descoberta do nome, como conhecer as etnias que constituem a comunidade em que vivem, aprendendo a formação da sua história, desde seu nascimento até os dias de hoje, reconhecendo também a importância da família, como convívio e respeito. Além disso, foi possível descobrir um pouco a história da formação do povo brasileiro, identificando as diferenças culturais, raciais, religiosas e atributos físicos comuns às pessoas.
| O aluno Gustavo de Lima, 9 anos, finalizando o autorretrato |
Conforme os alunos foram terminando os seus desenhos, já havia outra tarefa relacionada ao significado dos nomes. Em uma parte da sala, a professora abriu um mapa do mundo, para que os alunos procurassem o local de origem do seu nome. Como já havia sido feita a pesquisa da origem do nome na internet, cada criança encontrou o seu país, colocando em cima um papel de identificação. O projeto segue nas turmas da escola, desenvolvendo outras atividades que possam relacionar o significado e origem do nome com outros aprendizados.

0 comentários:
Postar um comentário