| No refeitório da escola, os alunos praticam a leitura oral - Créditos: Bruna Klassmann |
Toda a semana, nas quartas-feiras pela manhã, o refeitório da EMEF Adolfina J. M. Diefentäler se transforma em um local de prática da leitura. O lugar abriga os alunos do 5º ano A e 8º ano A que participam do projeto Parceiros da Leitura. A atividade é desenvolvida pelas professoras Joice Stoffel e Nara Borowski.
O objetivo da ação é que os alunos pratiquem a leitura em voz alta, fazendo com que percam a timidez em frente ao público. A atividade é realizada em duplas, com uma pessoa do 8º ano e outra do 5º ano, para um poder auxiliar o outro. A cada encontro, os 52 estudantes participantes realizam a leitura de um gênero textual diferente. Além dos livros de história infantil e infanto-juvenil, o grupo lê poemas, poesias, entre outros tipos.
O projeto está ocorrendo na escola desde 2013 e as duas turmas deste ano começaram a trabalhar com essa atividade no mês de maio. Para o estudante do 8º ano, Guilherme Schermer, 13 anos, essa atividade ajuda a integrar os alunos. “Participando desse momento de leitura, compartilhamos o nosso conhecimento com as turmas. Além de aprender, eu também posso fazer novos amigos”, comentou.
A tarefa dura em torno de 30 minutos, e após voltar para a sala de aula, cada turma avalia como foi a execução da leitura, apontando as dificuldades e aprendizados obtidos durante o momento. “É muito importante ter um retorno dos alunos, assim podemos trabalhar nos próximos encontros o que há de dificuldade no grupo”, salienta a professora Joice, criadora do projeto.
A ideia de realizar o projeto Parceiros da Leitura na escola surgiu após verificar que os alunos não tinham o hábito de ler, consequentemente a leitura oral não era bem desenvolvida. Para a constatação dessa dificuldade dos estudantes, foi realizada uma pesquisa de campo com os integrantes das famílias das turmas. “Os resultados comprovaram que os alunos precisavam de uma ajuda para aprimorar a leitura, assim surgiu o projeto que vem auxiliando as turmas da escola”, ressalta a professora Joice.

0 comentários:
Postar um comentário