segunda-feira, 2 de junho de 2014

Catavida comemora o prêmio ODM Brasil

Integrantes do Catavida e o prefeito Luis Lauermann com o prêmio ODM Brasil - Créditos: Bruna Klassmann
Na manhã de sexta-feira, dia 30 de maio, o prefeito Luis Lauermann recebeu os integrantes do programa de Gestão Social de Resíduos – Catavida, para a comemorar o recebimento do Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) Brasil. O encontro ocorreu no gabinete do 9º andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry. “Novo Hamburgo foi a única cidade do Rio Grande do Sul a receber essa importante premiação. Isso mostra que o Município tem capacidade de realizar um trabalho de qualidade através do Catavida”, destaca Lauermann.

O programa Catavida, coordenado pela Prefeitura de Novo Hamburgo, foi escolhido através de um júri de especialistas, com base em critérios como contribuição, caráter inovador, possibilidade de tornar-se referência para outras ações similares, perspectiva de continuidade, entre outros. A entrega do Prêmio ODM Brasil foi feita pela própria presidenta da República, Dilma Rousseff, e pelo atacante da seleção brasileira de futebol, Hulk, para a iniciativa e outros 29 projetos de todo o Brasil. “Essa premiação é fruto do trabalho realizado pelos nossos profissionais. Eles merecem esse reconhecimento”, ressalta o Secretário de Desenvolvimento Social, Hélio Pacheco.

O encontro também contou com a participação do secretário de Meio Ambiente, Eduardo Bonato. Após essa premiação, para marcar esse passo importante no programa, a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) entregará a todos os integrantes do programa um certificado de participação dessa conquista. “Eu acredito que esse prêmio valorizará o nosso trabalho. Tenho orgulho de fazer parte desse programa”, comenta Geraldo Arlindo Doebe, 60 anos, integrante do Catavida desde 2011. 

Prêmio ODM Brasil
No seu gabiente, o prefeito Luis Lauermann
parabeniza os participantes do Catavida
pela conquista do prêmio
O ODM Brasil incentiva ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. O Prêmio é uma iniciativa pioneira no mundo e foi proposto pelo Governo Federal na abertura da 1.ª Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, em 2004. A ação conta com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e de um conjunto de empresas e associações do setor privado. A Coordenação técnica do Prêmio é de responsabilidade do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

Programa Catavida
O Programa Catavida foi criado em 2010 como uma atividade intersetorial envolvendo as Secretarias de Desenvolvimento Social (SDS), Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR), Meio Ambiente (SEMAM) e Educação (SMED), além de contar com parceiros operacionais e financiadores. O Catavida surgiu a partir do diagnóstico de problemas na reciclagem dos resíduos, bem como a frágil situação de trabalho dos catadores no Município. O programa se estabeleceu por meio de ações em quatro eixos, com a formação e organização dos catadores, a implantação de unidades de triagem, a sensibilização da comunidade para a separação dos resíduos e adesão à coleta seletiva e a implantação da coleta seletiva solidária.

Uma das principais preocupações do Catavida está na valorização do catador capacitado e organizado como profissional, categoria reconhecida pelo Código Brasileiro de Ocupações como agente ambiental que realiza o trabalho da coleta e separação dos resíduos. Até hoje, 271 catadores já concluíram o módulo de capacitação de 80 horas-aula. Desses, cerca de 80 estão vinculados aos empreendimentos no Município, que incluem a Central de Reciclagem Roselândia (Rua Benjamin Altmayer, 2660 – bairro Roselândia) e a Unidade de Catadores Centro (Rua Visconde de Taunay, 441 – bairro Rio Branco). Os interessados podem participar da capacitação inscrevendo-se juntos aos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) ou na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), na Rua David Canabarro, 20, no 5º andar, no Centro. Para mais informações, ligar para o telefone 3594-6125.

0 comentários:

Postar um comentário

 
;