segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Programa de reciclagem forma 31 catadores em Novo Hamburgo

Todos os formandos da 5ª formatura do programa Catavida - Créditos: Bruna Klassmann


A manhã de sábado, dia 5 de outubro, foi de muita alegria para 31 pessoas que se formaram no programa de Gestão Social de Resíduos – Catavida. O curso de capacitação profissional é coordenado pela Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), e a solenidade da quinta formatura do programa ocorreu no Espaço Cultural Albano Hartz, no Calçadão Osvaldo Cruz.

Para o prefeito de Novo Hamburgo, Luis Lauermann, esse projeto é uma grande oportunidade para a comunidade hamburguense. “Com a formatura de mais 31 catadores, o programa está abrindo novas oportunidades. Além da capacitação, a pessoa sai apta para trabalhar nas centrais de reciclagem do Município”, lembra. A gerente do Catavida, Vera Rambo, ressalta que para a turma de 2014 já há pessoas inscritas. “Com o sucesso do programa, formando mais de 240 pessoas, já há pessoas esperando o começo da capacitação do ano que vem”, conta.

O curso do programa Catavida tem duração total de 80 horas/aula, compreendidas em um período de cinco meses. O projeto é realizado em parceria com a Comusa – Serviços de Água e Esgoto, a partir da captação de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) junto ao Ministério das Cidades. As aulas foram ministradas pela Cooperativa dos Profissionais em Educação do Estado do Rio Grande do Sul (Coeducars) e abordaram técnicas de reciclagem, noções de cooperativismo, planejamento estratégico, economia solidária e direitos e benefícios.

A nova classe de formandos está habilitada a concorrer às vagas disponibilizadas pela Cooperativa de Construção Civil e Limpeza Urbana (Coolabore) nas Unidades Centro e Roselândia. Para a formanda Vera Soares, 48 anos, moradora do bairro Kephas, o curso a ajudou a enxergar o lixo com outros olhos. “Já conhecia os materiais, mas eu não sabia o que fazer com eles. Agora que me formei posso procurar uma oportunidade de colocar em prática esse conhecimento”, ressalta. 
Formanda do Catavida, Vera Soares, 48 anos, moradora do bairro Kephas
Para a turma de 2014, os interessados já podem se inscrever junto aos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e ao Centro da Cidadania. Mais informações com a equipe do Catavida pelo telefone (51) 3594-6125.
Teatro explicando o que é o programa Catavida
Prefeito Luis Lauermann parabenizando os formandos
Prefeito Luis Lauermann entregando o certificado para o formando Airton Silveira Miró

0 comentários:

Postar um comentário

 
;