segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Outubro Rosa contou com Feira do Artesão de Hamburgo Velho

Grupo Mãos Dadas prestigiando o evento com
o Prefeito Luis Lauermann - Crédito: Bruna Klassmann

Reunindo artesanato, alimentação, chopp, música e galeria de artes, ocorreu no sábado, dia 5 de outubro, a Feira do Artesão de Hamburgo Velho. O evento ocorreu no Corredor Cultural (Rua General Osório, entre as Ruas General Daltro Filho e Borges do Canto). O local estava enfeitado com balões e fitas rosas, em comemoração ao Outubro Rosa em Novo Hamburgo. 

A atividade foi realizada pelo comércio local e artesãos de Hamburgo Velho, com apoio da Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio do Gabinete da Primeira-dama, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR) e Secretaria de Cultura (SECULT), além do Grupo Mãos Dadas e da Liga de Combate ao Câncer. Para a vendedora Valéria Barcellos, 57 anos, moradora do bairro Canudos, a feira foi uma oportunidade de mostrar o seu trabalho. “Como eu faço parte do grupo de artesão de Hamburgo Velho, tive a oportunidade de trazer os meus produtos para a rua”, conta. 
Valéria Barcellos, 57 anos, moradora do bairro Canudos, vendendo o seu artesanato
Atividades do Mês
Durante todo o mês de outubro serão realizadas diversas atividades que objetivam a informação e a prevenção do câncer de mama nas mulheres. Entre as realizações da Administração está o apoio na caminhada que será realizada no dia 26 de outubro, o envolvimento das feiras de Economia Solidária e das escolas municipais. Além disso, a Secretaria de Saúde (SMS) terá agendas específicas em cada unidade de saúde, além de rodas de conversa, palestras, atividades de lazer e a intensificação das coletas de CP (Papanicolaou) e de orientações do auto-exame da mama. Todos os pacientes com alterações em exames terão prioridade de encaminhamento nas consultas.

Sobre o Outubro Rosa
O Outubro Rosa é um movimento nascido nos Estados Unidos e hoje comemorado em todo o mundo. O nome da ação remete a cor do laço rosa, que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população. A ação mundial mostra a importância da luta contra o câncer que mais acomete as mulheres. A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno da causa.

Há alguns anos o câncer de mama figura no topo da lista das causas de morte por neoplasia maligna entre mulheres de todo o mundo. No Brasil, estima-se que apareçam 50 mil novos casos por ano. O Rio Grande do Sul é o segundo estado com o maior número de casos no País.

Informações sobre o Outubro Rosa podem ser consultadas na Liga, telefone 3595-1490, ou ligafeminina@sinos.net, no grupo Mãos Dadas, telefone 3581-2652, ou no Gabinete da Primeira-dama, telefone 3594-9999.

0 comentários:

Postar um comentário

 
;