![]() |
| Estoque de alpargatas e chinelos de couro - Crédito Bruna Klassmann |
Um crescimento de produção de 200 para 600 pares de calçados por mês em um atelier no bairro Rondônia, em Novo Hamburgo. O recorte de sucesso e o salto de 400 novos pares na produção do microempreendedor João Luis dos Santos, 50 anos, tem justificativa. Depois de 15 anos produzindo em uma pequena peça de sua casa, sentiu a necessidade de regularizar o seu negócio devido o aumento da procura pelos seus serviços. Procurando a Prefeitura de Novo Hamburgo, ele se registrou como um microempreendedor individual e conseguiu investir no seu próprio negócio, por meio dos programas de microcrédito.
Com a condição adequada de sua empresa e a emissão de notas fiscais, a produção de alpargatas em couro e lona, cintas castelhanas e chinelos de couro e lã, aumentou o número de vendas e a fabricação em 200%. “Perdi muitas vendas para empresas da região e de outros estados porque não tinha nota fiscal. Hoje posso vender para qualquer pessoa ou estabelecimento, pois sou uma empresa regularizada”, comemora Santos.
Com o aumento da produção e das vendas, Santos percebeu que precisava ampliar o seu atelier, com isso procurou o Programa Municipal de Microcrédito. Após a aprovação do crédito, conseguiu aumentar o local da produção, além comprar equipamentos mais modernos. Podendo assim, triplicar o número de produtos. “Como antes não tinha muito espaço e equipamentos, não produzia em grande quantidade. Após o microcrédito pude aumentar em três vezes o número de pares por mês. Depois de pagar o valor do empréstimo, quero novamente pegar um novo valor, para aumentar cada vez mais a minha produção” ressalta.
Programa Microcrédito
O Programa Municipal de Microcrédito da Prefeitura de Novo Hamburgo, executado por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR), tem como finalidade possibilitar ainda mais o desenvolvimento de pequenas empresas e microempresários da cidade. A adesão ao Microcrédito pode ser realizada através do Programa Gaúcho de Microcrédito ou do Crescer - Programa Nacional de Microcrédito, onde, por intermédio da Prefeitura, os interessados são encaminhados para receber recursos para investimentos na sua empresa. O gerente de Apoio à Microempresa da SEDETUR, Márcio Pierotto Alves, destaca que a Administração mantém um acompanhamento para avaliar se o recurso foi utilizado de maneira correta e obteve o destino para o qual foi solicitado. “Fazemos um acompanhamento direto com uma agente de crédito, para ajudar os microempreendedores”, destaca.
Como objetivo, o Programa Municipal de Microcrédito divulga as linhas de crédito existentes no Município para a comunidade, apresentando ao interessado as opções de cada banco para retirada de crédito para sua empresa, com opções de pagamento em um prazo de 4 a 24 meses. Os interessados em aderir ao microcrédito podem se dirigir à Sala do Empreendedor, localizada na SEDETUR, no Centro Administrativo Leopoldo Petry (Rua Guia Lopes, 4201 – Canudos), de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. O telefone para contato é 3594-9940.
Documentação necessária para realizar um Microcrédito
Empreendedor:
Cópia do documento de identidade com foto;
Cópia do CPF regular;
Comprovante de residência;
CPF do cônjuge ou companheiro;
Contrato Social/Certificado do MEI;
Faturamento dos últimos 6 meses.
Avalista:
Cópia do documento de identidade com foto;
Cópia do CPF regular;
Comprovante de residência;
Comprovante de renda;
CPF do cônjuge ou companheiro.
Requisitos
Ser maior de 18 anos ou emancipado;
Não possuir restrições cadastrais no CADIN, SERASA e SPC;
Possuir avalista sem restrição cadastral;
Ter no mínimo 4 a 6 meses de atividade.
![]() |
| João Luis dos Santos fabricando parte de uma alpargata - Créditos: Bruna Klassmann |
.jpg)
.jpg)

0 comentários:
Postar um comentário