segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Programa de prevenção à saúde de adolescentes de Novo Hamburgo é destaque no Ministério da Saúde

O Município de Novo Hamburgo foi reconhecido pelo Ministério da Saúde por realizar o trabalho de formação de um grupo de jovens multiplicadores no Programa Saúde na Escola (PSE). A ação hamburguense, junto de outras cinco escolhidas em todo o território nacional, será publicada em março na série temática do Laboratório de Inovações de Saúde de Adolescentes. O projeto reúne alunos de escolas municipais, estaduais e particulares, que realizam encontros todas as quintas-feiras para instruções sobre sexualidade e cuidados com o corpo. Depois, dentro de suas escolas, eles ficam encarregados de passarem as informações para seus colegas. “Esse é um reconhecimento muito importante para o nosso Município. Percebemos que o trabalho realizado com os nossos adolescentes está gerando um resultado para o futuro da comunidade hamburguense”, comenta o prefeito Luis Lauermann.

A coordenadora do PSE, Kity Schuler, está orgulhosa com a conquista. “Esse reconhecimento nos deixa orgulhosos com o trabalho realizado com os jovens, sabemos que isso vai motivar ainda mais aqueles que participam do projeto”, comenta. Ao todo, 90 trabalhos foram enviados para a Coordenação Geral da Saúde dos Adolescentes e Jovens do Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde/OMS. Além do Rio Grande do Sul, representado por Novo Hamburgo, os Estados do Acre, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Santa Catarina foram reconhecidos pelos trabalhos relacionados com a atenção integral à saúde de adolescentes e jovens.

O PSE
O Município aderiu ao Programa Saúde na Escola do Governo Federal em 2013, implantando um serviço multissetorial envolvendo profissionais das Secretarias de Desenvolvimento Social (SDS), Educação (SMED) e Saúde (SMS) e da Coordenaria de Políticas Públicas para a Juventude (CPJuventude). Durante o primeiro ano, o programa instalou cinco pontos de atuação, realizando ações de prevenção conjuntas entre escolas e unidades de saúde para 1.150 alunos. A intenção para o próximo período é duplicar o número de jovens atendidos.

0 comentários:

Postar um comentário

 
;