segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Mais de mil animais foram vacinados contra a raiva

A comunidade de Lomba Grande trouxe os seus animais para receberem a vacina contra a raiva - Crédito: Bruna Klassmann
Encerrou na sexta-feira, dia 7 de novembro, a campanha de vacinação contra a raiva bovina em Novo Hamburgo. Cerca de 1.100 animais, entre cães e gatos, foram vacinados nas localidades de São Jacó, São João, Santa Maria e região central de Lomba Grande. O bloqueio contra a raiva na área rural do Município é uma realização da Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio das Secretarias de Saúde (SMS), Desenvolvimento Rural (SDR) e Meio Ambiente (SEMAM).

“Fizemos essa forte campanha em Lomba Grande devido aos casos de raiva herbívora registrados no bairro rural”, salienta a veterinária da vigilância sanitária, Julyana Matos. Um dos pontos de vacinação foi instalado na frente da antiga sede da SDR, localizada na Rua João Aloysio Allgayer, número 1238. A ação estava sendo realizada desde o dia 31 de outubro. “A vacinação mobilizou agentes das secretarias para destacar a importância da vacinação de rebanhos e controlar a raiva herbívora na comunidade de Lomba Grande”, ressaltou a veterinária.

Para o morador de Lomba Grande, Geovane Luis Hilgert, a vacinação de cães e gatos é muito importante. “O meu cachorro está sempre com a vacinação em dia. Nós controlamos as datas pela carteirinha de vacinação. É importante estar tudo em dia”, comenta. A raiva herbívora é transmitida por morcegos hematófagos (que se alimentam de sangue) e pode causar a morte de bovinos, ovinos, equinos e outros animais. A enfermidade também pode ser transmitida ao humano e não tem cura.

Vacinação de rebanhos deve ser frequente
A vacina antirrábica para bovinos pode ser adquirida nas agropecuárias e deve ser frequente. A dose é de 2ml e deve ser aplicada embaixo da pele. Animais que nunca receberam o medicamento ou aqueles que foram vacinados há mais de um ano devem fazer uma dose de reforço depois de 30 dias. A vacina não tem carência no leite ou na carne e pode ser aplicada em vacas prenhes. “O medicamento é 100% eficiente e é muito importante que as pessoas se conscientizem”, salienta a veterinária da SDR, Cristine Becker.
Cinco filhotes de gatos e uma de cadela estavam para adoção em Lomba Grande - Crédito: Bruna Klassmann
Feira de adoção
Junto a campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos, ocorreu na sexta-feira, dia 7 de novembro, mais uma feira de adoção de animais. Quem passou pela Rua João Aloysio Allgayer, pôde conferir os cinco filhotes de gatos e um filhote de cachorro que estavam esperando um novo lar. “Queremos ajudar os animais a encontrarem os seus novos donos, por isso, estamos incentivando as adoções com feiras realizadas na cidade”, ressalta o diretor de Proteção Ambiental da SEMAM, Volnei Campagnoni. Para adotar os animais expostos nas feiras é simples. Basta ter mais de 18 anos, apresentar RG, CPF, comprovante de residência e assinar um termo de responsabilidade.

0 comentários:

Postar um comentário

 
;