sexta-feira, 4 de abril de 2014

Mulheres hamburguenses aprendem noções básicas de costura em projeto de Economia Solidária

Alunas Dejanira Mirante (E), 54 anos, e Andrea Barbosa (D), 36 anos instalando as linhas nas máquinas de costura - Créditos: Bruna Klassmann
Com mais uma opção de promover a Economia Solidária, o Projeto Por Um Desenvolvimento Local Sustentável e Solidário, realiza em Novo Hamburgo oficinas com noções básicas de costura. O objetivo é ensinar o passo a passo de como costurar, desde a instalação da linha na máquina até o produto final. A oficina reúne quatro mulheres nas manhãs de sexta-feira, das 9h30 às 11h, na Incubadora Pública de Economia Solidária, localizada no segundo andar da Estação Rodoviária Normélio Stabel (Rua Três de Outubro, 667, no bairro Pátria Nova).

A oficina possui um total de sete aulas, onde as alunas aprendem primeiramente a costurar no papel, e até o dia 30 de maio, a professora Sandra de Souza ensinará as participantes a fabricarem bolsas ecológicas. “A oficina é dividida em etapas, mas no final de tudo elas estarão confeccionando bolsas de tecidos como algodão cru, tnt e também de banners antigos”, salienta Sandra. Na segunda aula, realizada na sexta-feira, dia 4 de abril, as duas participantes presentes colocaram em prática a agilidade de instalar a linha na máquina e também a velocidade e domínio do pedal na hora de costurar. Para as alunas Dejanira Mirante, 54 anos, e Andrea Barbosa, 36 anos, o curso oportunizará um futuro melhor. “Nós estamos aprendendo aqui algumas técnicas para serem colocadas depois em prática no mercado de trabalho, com isso vamos gerar uma renda maior para as nossas famílias”, comentam.

Conforme a assessora técnica do projeto, Maria Isabel Lima, para participar da oficina de costura as pessoas precisam participar da oficina de artesanato. “Como as vagas são limitadas, nós só podemos matricular nas aulas de costura as mulheres que estão participando das aulas de artesanato que também são realizadas pelo projeto. Por isso, não tivemos inscrições abertas para a comunidade em geral”, comenta. A oficina de costura também ocorrerá na Casa de Cultura e Cidadania, reunindo quatro mulheres que participam das oficinas de artesanato do bairro Canudos. O projeto Por Um Desenvolvimento Local Sustentável e Solidário é desenvolvido em Novo Hamburgo pelo Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Economia Solidária, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR).

0 comentários:

Postar um comentário

 
;