![]() |
| Distribuição de livros na Praça 20 de Setembro pelo projeto Livro de Mão em Mão - Créditos: Bruna Klassmann |
Na quarta-feira, dia 23 de abril, é comemorado o Dia Mundial do Livro. Para a celebração da data, a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio das Secretarias de Cultura (SECULT) e Educação (SMED), realizou diversas atividades de incentivo a leitura no Município. Entre elas, nas Escolas Municipais, aconteceu a “Parada para Leitura”. Saindo da rotina diária, às 9h30, os alunos pararam as atividades para a leitura de um livro. “O objetivo da atividade foi mostrar para as crianças que a leitura é muito importante, pois traz informação e conhecimento para todos”, salienta o secretário de Educação, Alberto Carabajal.
![]() |
| Secretário de Cultura, Carlos Mosmann, e a escritora Simone Saueressig conversando com as crianças |
Em outro ponto da cidade, na Biblioteca Comunitária Érico Veríssimo, no bairro Santo Afonso, crianças das Escolas Municipais Harry Roth e Caldas Júnior participaram de um bate-papo com a escritora Simone Saueressig, autora do livro “Rubi Ragank”. Entre os assuntos abordados com as crianças, houve a explicação sobre como surgiu o dia mundial do livro e também formas de escrever um bom livro. “É sempre importante explicar para os alunos e para a comunidade que a leitura nos ajuda a ter mais conhecimento, e também desenvolver uma cultura diferenciada em cada pessoa”, ressalta o secretário de Cultura, Carlos Mosmann.
Livro de Mão em Mão
![]() |
| Distribuição de livros na Praça 20 de Setembro pelo projeto Livro de Mão em Mão |
Continuando as atividades, na Praça 20 de Setembro, no Centro, ocorreu o Projeto Livro de Mão em Mão. Houve a distribuição de 26 exemplares de diversos temas para as pessoas que passaram pelo local. Para as amigas Monique Lopes, 16 anos, e Julia Zucolotto, 15, a distribuição é uma boa iniciativa. “Sempre é bom ler, mas nem sempre temos novos livros, com esse projeto podemos trocar com os nossos amigos e ter uma variedade maior de exemplares”, comentaram. A finalidade é distribuir obras em espaços públicos para que as pessoas peguem, leiam e repassem para outros cidadãos. Após a leitura, o exemplar pode ser deixado em uma parada de ônibus, em uma praça pública ou outro lugar que tenha movimentação de pessoas para que mais alguém possa ter a oportunidade de ler. A bibliotecária responsável pela Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis, Maria Denise Mazzali Konarzewski, salienta que as pessoas estão gostando desse projeto. “A cada edição, o público está se comprometendo a manter a ação, repassando o livro para outras pessoas após a leitura”, fala.




0 comentários:
Postar um comentário