quinta-feira, 24 de abril de 2014

Dia Mundial do Livro é comemorado em Novo Hamburgo

Distribuição de livros na Praça 20 de Setembro pelo projeto Livro de Mão em Mão - Créditos: Bruna Klassmann
Na quarta-feira, dia 23 de abril, é comemorado o Dia Mundial do Livro. Para a celebração da data, a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio das Secretarias de Cultura (SECULT) e Educação (SMED), realizou diversas atividades de incentivo a leitura no Município. Entre elas, nas Escolas Municipais, aconteceu a “Parada para Leitura”. Saindo da rotina diária, às 9h30, os alunos pararam as atividades para a leitura de um livro. “O objetivo da atividade foi mostrar para as crianças que a leitura é muito importante, pois traz informação e conhecimento para todos”, salienta o secretário de Educação, Alberto Carabajal.
Secretário de Cultura, Carlos Mosmann, e a escritora Simone Saueressig conversando com as crianças
Em outro ponto da cidade, na Biblioteca Comunitária Érico Veríssimo, no bairro Santo Afonso, crianças das Escolas Municipais Harry Roth e Caldas Júnior participaram de um bate-papo com a escritora Simone Saueressig, autora do livro “Rubi Ragank”. Entre os assuntos abordados com as crianças, houve a explicação sobre como surgiu o dia mundial do livro e também formas de escrever um bom livro. “É sempre importante explicar para os alunos e para a comunidade que a leitura nos ajuda a ter mais conhecimento, e também desenvolver uma cultura diferenciada em cada pessoa”, ressalta o secretário de Cultura, Carlos Mosmann.

Livro de Mão em Mão
Distribuição de livros na Praça 20 de Setembro
pelo projeto Livro de Mão em Mão 
Continuando as atividades, na Praça 20 de Setembro, no Centro, ocorreu o Projeto Livro de Mão em Mão. Houve a distribuição de 26 exemplares de diversos temas para as pessoas que passaram pelo local. Para as amigas Monique Lopes, 16 anos, e Julia Zucolotto, 15, a distribuição é uma boa iniciativa. “Sempre é bom ler, mas nem sempre temos novos livros, com esse projeto podemos trocar com os nossos amigos e ter uma variedade maior de exemplares”, comentaram. A finalidade é distribuir obras em espaços públicos para que as pessoas peguem, leiam e repassem para outros cidadãos. Após a leitura, o exemplar pode ser deixado em uma parada de ônibus, em uma praça pública ou outro lugar que tenha movimentação de pessoas para que mais alguém possa ter a oportunidade de ler. A bibliotecária responsável pela Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis, Maria Denise Mazzali Konarzewski, salienta que as pessoas estão gostando desse projeto. “A cada edição, o público está se comprometendo a manter a ação, repassando o livro para outras pessoas após a leitura”, fala.

0 comentários:

Postar um comentário

 
;