segunda-feira, 20 de julho de 2015

Nosso Bairro em Pauta: Para escrever melhor, é preciso ler!

Erica da Silva Romansini, 10 anos, já leu mais de dez livros através do projeto - Crédito: Bruna Klassmann
A leitura é uma ferramenta imprescindível para aprendizagem. A partir dessa ideia, a EMEF Pres. Rodrigues Alves vem desenvolvendo desde o início do ano letivo o projeto “Rodrigues Alves lendo o mundo e reescrevendo histórias”. As atividades são realizadas com todas as turmas, da faixa etária 4 anos até o 5º ano. Momentos literários, trabalhos em sala de aula, leitura em formato de teatro, cantinho para a leitura são as atividades propostas, a fim de realizar um trabalho interdisciplinar com as professoras.

A turma do 5º ano B destacou que o melhor momento do projeto é a parada diária para a leitura. A atividade é realizada no início da aula e os alunos podem escolher entre os livros disponíveis, uma história para ser desbravada. “Com esse tempo de leitura na sala, eu comecei a ler bem mais, até agora já foram mais de dez livros”, comentou a aluna Erica da Silva Romansini, 10 anos. 

Além dessa atividade, destacam-se dois momentos que a escola destina para a leitura. A sacola literária, que contém revistas, livros, dicionários e jornais, que os alunos podem levar para casa e ler com os pais, toda semana. Já a outra atividade acontece uma sexta-feira por mês, quando todos os alunos participam da Hora da Leitura. “Com essas atividades incentivamos e acrescentamos na rotina das crianças os livros, a partir da leitura. Cada professor fica responsável pela sua turma, para realizar essas tarefas e propor ações diferenciadas”, conta a professora de Português do 4º e 5º ano, Bruna Frantz. O projeto seguirá com atividades até o final de 2015, incentivando através da leitura uma escrita melhor dos alunos.

0 comentários:

Postar um comentário

 
;