quarta-feira, 10 de junho de 2015

Semana do Meio Ambiente conta com capacitação do Projeto Verde Sinos

A Capacitação do Projeto Verde Sinos aconteceu no Centro de Educação Ambiental Ernest Sarlet (CEAES), em Lomba Grande - Crédito: Bruna Klassmann
Entre as atividades programadas para a Semana do Meio Ambiente, ocorreu na quarta-feira, dia 10 de junho, mais uma capacitação do Projeto Verde Sinos. O encontro aconteceu no Centro de Educação Ambiental Ernest Sarlet (CEAES), em Lomba Grande, e reuniu alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Machado de Assis, Sen. Salgado Filho, Elvira Brandi Grin e Francisco Xavier Kunst. A atividade foi ministrada por integrantes do Comitê Gestor de Educação Ambiental do Município (CGEANH), composto por servidores da Prefeitura de Novo Hamburgo, em parceria com a Comusa – Serviços de Água e Esgoto.

Neste encontro, as crianças aprenderam sobre mata ciliar e ecologia, realizando a trilha do CEAES para descobrir como funciona a recomposição da mata ciliar. Além disso, participaram de palestras sobre o tratamento de esgoto feito com raízes no CEAES e as outras formas de tratamento realizadas pela Comusa. A capacitação foi finalizada com a continuação da construção da maquete que representará o leito do rio. “As crianças e os adultos participantes das turmas do Verde Sinos no Município construirão juntos essa maquete, para compreender como funciona a passagem da água desde os arroios até chegar no local de deságue”, comenta a coordenadora do CEAES, Solange Mânica. Os participantes terão que representar, também, a cidade e a natureza, acompanhada das margens do rio. 

O Projeto Verde Sinos é dirigido pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos) e pela Fundação Universitária para o Desenvolvimento do Ensino e da Pesquisa (Fundepe), e tem patrocínio do Governo Federal e da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental. Ao todo, serão capacitadas 236 pessoas em Novo Hamburgo, sendo alunos da Rede Municipal de Ensino, agricultores, agentes de saúde, técnicos e professores. Para Pablo Rafael Augustini, 12 anos, aluno da EMEF Sen. Salgado Filho, as atividades do projeto estão ajudando a conhecer mais sobre o Meio Ambiente. “Gosto muito de participar, pois desenvolvemos atividades diferenciadas. Aprendemos o que podemos fazer com elementos que prejudicam a natureza, como na oficina de sabão”, salientou. Nessa edição do Projeto Verde Sinos, o foco é capacitar multiplicadores nas áreas estratégicas para manutenção das condições de qualidade e quantidade das águas da Bacia do Sinos: áreas úmidas, unidades de conservação, encostas e nascentes, e nascentes na área rural.

0 comentários:

Postar um comentário

 
;