terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Nosso Bairro em Pauta: Vida Acelerada - O Consumo do Tempo

É cada vez mais presente em nossas vidas a sensação de que o tempo está mais curto e estamos sem tempo para realizar todos os afazeres do dia a dia. Reclamamos que não temos mais tempo de curtir a família e os amigos e, muitas vezes, não conseguimos nem ter um momento de lazer, por falta de tempo...

Será que o tempo diminuiu ou nós aumentamos o número de afazeres no nosso dia? Será que há algum outro vilão roubando o tempo? O dia continua tendo 24 horas, uma hora ainda têm 60 minutos e cada minuto permanece com 60 segundos. Mas o que será que aconteceu para a vida ficar tão acelerada, sem tempo para nos alimentarmos direito ou sentar para ler um livro?

É o tempo que organiza a vida, lembra o doutor em Filosofia, Henrique Keske: “Em primeiro lugar tem uma questão fundamental, que diz respeito, justamente, ao fato de que o tempo organiza a nossa vida. Nós somos seres finitos, o nosso tempo de vida aqui é limitado”, comenta o professor. Para a realização de todas as tarefas programadas, sejam elas: estudar, trabalhar, passear, brincar, alimentar-se, cuidar-se, estar com a família e os amigos, é preciso definir objetivos de vida. “Nós precisamos obrigatoriamente estabelecer prioridades. E as prioridades devem ser estabelecidas com base nos valores. Quanto vale essas tarefas para que eu invista nisto o tempo que eu tenho?”, ressalta Keske.

0 comentários:

Postar um comentário

 
;