Novo Hamburgo está entre as cidades gaúchas que serão polos da Cadeia Solidária Binacional do PET. O projeto abrange desde a catação da garrafa, transformação do PET em flake (floco derivado do plástico), até a elaboração de fibra, fio e tecido. A ação que envolve o Brasil, o Uruguai e empreendimentos do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais, gerará uma maior renda mensal aos trabalhadores envolvidos no processo, além de ajudar na preservação do Meio Ambiente. As garrafas PET serão coletadas e transformadas em flake, no Rio Grande do Sul. Além de Novo Hamburgo, as cidades de Santa Cruz do Sul, Jaguarão, Passo Fundo e Canoas, serão encarregadas em processar a garrafa PET em flake. Após, a cooperativa uruguaia Coopima transformará o material em fibra sintética, e, posteriormente, em Minas Gerais, a Coopertêxtil processará a fibra em fio e tecido. Na última etapa, as cooperativas de costureiras do Rio Grande do Sul recebem o tecido ecológico e confeccionam sacolas, calçados, camisetas e outros artigos. O objetivo é consolidar uma cadeia produtiva no setor de reciclagem da garrafa PET entre empreendimentos populares gaúchos, trabalhadores associados do Uruguai e do Estado de Minas Gerais.
O polo hamburguense ainda está em processo de finalização do prédio onde futuramente irá funcionar o projeto. Através da Cadeia PET, o Município abrirá uma nova frente de trabalho, unindo várias cooperativas de catadores da região. A Cadeia Solidária Binacional do PET é um projeto realizado pela Secretaria da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sesampe), por meio do Departamento de Incentivo e Fomento à Economia Solidária (Difesol), já em Novo Hamburgo é desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR). “Esta será mais uma alternativa de capacitação, reciclagem, emprego e renda em nossa cidade”, afirma o prefeito Luis Lauermann.
A primeira inauguração da Cadeia Solidária Binacional do PET a ser realizada ocorrerá no final do mês de fevereiro, na sede da Coopima no Uruguai. “Após essa inauguração e o término da estação de tratamento no Município, vamos inaugurar o polo da Cadeia PET em Novo Hamburgo”, salienta a Gerente de Economia Solidária da SEDETUR, Maria Ignês Schemes Heckler. Durante o mês de dezembro de 2013, ocorreu a capacitação de representantes de cooperativas e catadores de Novo Hamburgo. O curso que somou 80 horas/aula ocorreu em três dias das cinco semanas do mês. Em fevereiro ocorrerão também as aulas práticas da capacitação, que serão realizadas na sede de Novo Hamburgo.

0 comentários:
Postar um comentário