terça-feira, 26 de agosto de 2014

Festival Nossa Música prepara etapas classificatórias

Após o término das inscrições para o Festival Nossa Música de Novo Hamburgo, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura (SECULT), em parceria com a Fundação La Salle, está organizando as próximas etapas da competição. Ao total, foram recebidas inscrições de 47 músicos e 61 composições. Os artistas interessados puderam se inscrever até dia 24 de agosto. O festival tem como objetivo qualificar, aprimorar e desenvolver a cultura musical além de revelar talentos, valorizar compositores, arranjadores e intérpretes.

No domingo, dia 31 de agosto, ocorre a triagem das composições inscritas no Festival. A ação será realizada na Sala 31 do Centro de Cultura (Rua Engenheiro Ignácio Christiano Plangg, 66, Centro), a partir das 13h30. Nesta triagem as músicas serão avaliadas pelos jurados Mary Mezzari, Daniel Soares e Zé Cardípia. “Depois disso, em cada etapa classificatória, que será separada por gênero, três pessoas serão responsáveis por avaliar as canções e apresentações. Escolhemos profissionais dentre músicos, jornalistas, produtores culturais e pessoas ligadas à arte e à cultura em geral”, salienta o Secretário de Cultura, Carlos Mosmann.

Os nomes dos classificados serão divulgados durante a semana que antecede a primeira etapa. As classificatórias do festival ocorrerão nos dias 7, 14, 20 e 28 de setembro, e a etapa final será no dia 19 de outubro. Em cada eliminatória serão escolhidas três músicas que, somadas, totalizarão 12 canções concorrentes para a final do concurso. Confira abaixo as datas e locais em que cada estilo musical será avaliado.

Dia 7 de setembro – Domingo
Estilos musicais: Samba – MPB – Reggae – Rap – Bossa Nova

Local: Protegidos da Princesa Isabel (Rua Germano Fehse, 115 – Bairro Rondônia)
Jurados: Daniel Soares, Mídian Almeida e Mary Mezzari
Atração Principal: Grupo do Bola

Dia 14 de setembro – Domingo
Estilos musicais: Pop – Rock – Sertanejo

Local: Praça da Juventude (Rua Honduras, 150, esquina com a Rua Boston – Bairro Santo Afonso)
Jurados: Frank Jorge, Daniel Soares e Mídian Almeida
Atração Principal: Tonho Crocco

Dia 20 de setembro – Sábado
Estilos musicais: Nativista – Gospel

Local: Pista de Eventos José Eli Telles da Silveira (Avenida Primeiro de Março, s/nº – Centro)
Jurados: Bebeto Alves, Santiago Neto e Zé Caradípia
Atração Principal: João de Almeida Neto

Dia 28 de setembro – Domingo
Estilos Musicais: Rock – Pop Rock

Local: Rua Oscar Horn esquina com a Rua Ícaro – Bairro Canudos
Jurados: Mary Mezzari, Mídian Almeida e Frank Jorge
Atração Principal: Tenente Cascavel

Os Jurados:
Daniel Soares é jornalista, editor de música do Correio do Povo desde 2001, trabalhando diretamente com matérias relacionadas ao universo musical, desde crítica de lançamentos fonográficos a cobertura de shows e eventos ligados à música. Também mantém, no Jornal Fala Brasil e na revista Carta Capilé, de São Leopoldo, uma coluna mensal chamada “Música Expressa”, com dicas de discos e entrevistas com nomes da música.

Mídian Almeida é radialista da Rádio União FM e cantora. Iniciou sua trajetória musical no ano de 1993, participando de festivais de música e tocando em bares do Vale dos Sinos e Região Metropolitana de Porto Alegre.

Zé Caradípia é cantor e compositor. Iniciou sua carreira em Porto Alegre em 1976, fazendo parte do grupo Cordas & Rimas. Desde então participou de vários eventos culturais, festivais de música, feiras e mostras musicais pelo Brasil e exterior. Em 1995 gravou seu primeiro CD, Onda Forte, financiado pelo Fumproarte. Sua composição Asa Morena foi gravada por Zizi Possi e foi considerada como uma das 100 músicas mais populares do século XX no Brasil.

Mary Mezzari é formada em Jornalismo pela UFRGS, com experiência em jornalismo gráfico e radiofônico. Uma das fundadoras da Ipanema FM, que revolucionou o rádio gaúcho em qualidade musical e credibilidade, além de tornar a locução menos formal e mais próxima do ouvinte.

Bebeto Alves é músico e participou da coletânea “Paralelo 30”, em 1978, só com artistas gaúchos. Seu primeiro disco solo, “Bebeto Alves”, é de 1981, mais tarde seguido por “Notícia Urgente”. Sempre buscou explorar músicas típicas do Rio Grande do Sul, como ranchos, toadas e milongas. Um de seus maiores sucessos foi “Quando Eu Chegar”, lançado em compacto em 1984.

Frank Jorge é músico, cantor, compositor, escritor e professor. Lançou oito discos, três na carreira solo e cinco com suas bandas, além de três livros. Natural de Porto Alegre, participou como músico e compositor das seguintes bandas: Os Cascavelletes, Pére Lachaise, Black Master, Julio Reny Guitar Band, Cowboys Espirituais e Graforreia Xilarmônica.

Santiago Neto é músico e compositor nascido em São Borja, mas radicado em Porto Alegre desde 1986. Em sua carreira artística lançou cinco CDs, sendo dois em trabalho solo e três com a banda Sombrero Luminoso. Criador de uma proposta estética baseada na fusão do rock com o linguajar do “portunhol”, ampliando o conceito de Rock Gaúcho para o universo fronteiriço e missioneiro. Suas canções integram as trilhas sonoras de dois longas-metragens do cineasta Jorge Furtado. Santiago também compõe em parceria com a banda Papas da Língua. Em 2012 foi o autor das músicas para o evento Natal Luz de Gramado.

0 comentários:

Postar um comentário

 
;