![]() |
No encerramento das atividades, o Coral Vozes do Porteira cantou e apresentou a dança da cerveja, em homenagem aos imigrantes - Créditos: Bruna Klassmann |
No sábado, dia 26 de julho, ocorreu na Praça do Imigrante o encerramento das comemorações alusivas aos 190 anos da Imigração Alemã. As festividades foram uma realização da Prefeitura de Novo Hamburgo por meio da Secretaria de Cultura (SECULT). Os eventos tiveram como objetivo resgatar, valorizar e enaltecer a história da imigração, reunindo o público de todas as idades, destacando as raízes e todas as etnias envolvidas na imigração do Município. “Nesses três dias de comemorações, a comunidade hamburguense pode festejar essa importante data para o Município”, ressaltou o prefeito Luis Lauermann.
No local, o público presente pode acompanhar o Culto Ecumênico alusivo ao Dia da Imigração Alemã, o show com Herta e seus músicos e o Show com bandinha típica Alemã Macht Musik. O encerramento das comemorações foi com o Musical Vozes do Porteira. O coral cantou e dançou músicas gaúchas, e homenageou os imigrantes alemães com a dança da cerveja, canção típica alemã.
As atividades em homenagem aos 190 anos da Imigração Alemã aconteceram entre os dias 24 e 26 de julho, e contou com atrações como: Mostra de Artesanato, comidas típicas Alemã, Feira do Agricultor, Exposição de Artes Plásticas, Tour no Patrimônio Histórico, palestra “A imigração Alemã e o Multiculturalismo da Região”, ministrada pelo Coordenador do Núcleo de Estudos Teuto-Brasileiros, Marcos Witt e show de Músicas Alemãs. “Foi uma grande comemoração no nosso Município, a comunidade pode relembrar a história da imigração e festejar a data”, salientou o secretário de Cultura, Carlos Mosmann.
![]() |
A senhora Sirlei Stibel, 64 anos, aproveitando as comemorações aos 190 anos da Imigração Alemã |
A aposentada Sirlei Stibel, 64 anos, salientou a troca de culturas durante o evento. “Canto no coral, e viemos aqui para apresentar músicas gaúchas e também uma música alemã em homenagem a imigração, isso mostra que a comunidade de Novo Hamburgo sabe unir e comemorar com os dois estilos musicais”, relatou.