sexta-feira, 25 de julho de 2014

Novo Hamburgo comemora os 190 anos da imigração alemã

Música alemã anima o público hamburguense na Praça do Imigrante - Crédito: Bruna Klassmann
Com atividades culturais e turísticas, Novo Hamburgo está comemorando os 190 anos da Imigração Alemã. A programação é realizada pela Prefeitura por meio da Secretaria de Cultura (SECULT). O objetivo dos eventos é resgatar, valorizar e enaltecer a história da imigração, reunindo o público de todas as idades, destacando as raízes e todas as etnias envolvidas na imigração do Município. As atividades tiveram início na noite de quinta-feira, dia 24, e encerram no sábado, 26.

Dentro da programação comemorativa, ocorreu na quinta-feira, dia 24 de julho, no Teatro Paschoal Carlos Magno, a abertura oficial das comemorações dos 190 anos da imigração alemã. Além disso, o público presente pode acompanhar a exposição de obras de artistas locais e bordados alemães, a palestra “A imigração Alemã e o Multiculturalismo da Região”, ministrada pelo Coordenador do Núcleo de Estudos Teuto-Brasileiros, Marcos Witt e a explanação do projeto de revitalização do centro Histórico de Novo Hamburgo. No encerramento da noite houve a estreia do Espetáculo Teatral e Lançamento do CD “Den Herta Stein Musikanten”, com Dona Herta e seus Músicos.

Durante a cerimônia de abertura, o prefeito Luis Lauermann destacou a importância da imigração alemã para o Município. “Ao comemorarmos 190 anos da imigração alemã, lembramos o quanto foi importante o trabalho feito pelos alemães no inicio da nossa história”, comenta. Já o secretário de Cultura, Carlos Mosmann, lembrou que Novo Hamburgo tem a sua própria cultura. “Somos a mistura de diversas culturas juntamente com a alemã, mas isso faz com que os hamburguenses tenham a sua própria cultura”, relata. 

Para as moradoras de Novo Hamburgo Marli Grub, 68 anos, e Claudete Teixeira, 67, a programação está relembrando os seus tempos de crianças na cidade. “Estamos vendo, tanto na exposição de bordados alemães como também nas atividades culturais, muitas lembranças da nossa infância no Município”, relatam. 

Integração de culturas
Na tarde de sexta-feira, dia 25 de julho, ocorreu na Praça do Imigrante uma integração de culturas dentro da programação dos 190 anos da Imigração Alemã em Novo Hamburgo. Durante o evento, bandas de música alemã e música gaúcha fizeram apresentações. O público assistiu o show da Herta e Bandinha Alemã e grupos folclóricos da terceira Idade, o Show Musical com Guarda Pampa e o show de bandinha típica alemã Goela Seca. 

Programação segue
As atividades da programação dos 190 anos da imigração alemã seguem no sábado, dia 26 de julho, com atividades na Praça do Imigrante (Rua Primeiro de Março, s/n° - Centro). Às 9h, inicia o Culto Ecumênico alusivo ao Dia da Imigração Alemã. Às 9h30, tem o Show com Herta e Bandinha Alemã, às 10 horas, haverá o Show com bandinha típica Alemã Macht Musik e o encerramento das atividades será às 11h30, com o Show Musical Vozes do Porteira.

Também está programado para ocorrer mais uma edição do Tour pela cidade. A atividade acontecerá no sábado, dia 26, às 10 horas. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até uma hora antes do passeio, no Receptivo Turístico (Rua Lima e Silva, 333 – Centro) ou pelo telefone (51) 3527-1692. O Tour está programado para sair do Receptivo Turístico e passar pelos pontos: Praça 20 de Setembro, Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis, Monumento ao Imigrante (Sociedade Aliança), Centro Histórico de Hamburgo Velho, Feevale Campus I, Monumento ao Sapateiro e Catedral São Luiz Gonzaga.

0 comentários:

Postar um comentário

 
;