quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Iniciaram com muito trabalho as Oficinas de Artesanato da Economia Solidária

Turma reunida confeccionando o Puxa-saco de garrafa PET - Créditos: Bruna Klassmann
Com tesoura, agulha, linha e tecido na mão, iniciaram as oficinas de artesanato de duas turmas do projeto Por Um Desenvolvimento Local Sustentável e Solidário. As aulas são divididas em dois momentos, na primeira parte de cada encontro é realizada uma roda de conversa sobre as noções de Economia Solidária e um momento de integração. Após, são iniciados os trabalhos artesanais. O projeto é promovido pelo Governo Federal, com apoio da Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR).
Turma reunida na Incubadora Pública aprendendo sobre Economia Solidária
A primeira turma que voltou aos trabalhos, se reuniu na tarde de terça-feira, dia 7 de janeiro, na Incubadora Pública de Economia Solidária, localizada no segundo andar da Estação Rodoviária Normélio Stabel (Rua Três de Outubro, 667, no bairro Pátria Nova). Entre novos e velhos alunos, oito pessoas se reuniram para começar mais um ano de aprendizado. “Eu descobri o projeto no jornal, vim participar das oficinas para obter mais conhecimento e técnica na hora de produzir os artesanatos”, comenta Maria Regina da Silva, 56 anos, que entrou no projeto este ano. Já na tarde de quarta-feira, dia 8, a Casa de Cultura e Cidadania (Rua Bruno Werner Storck, 170 – bairro Canudos) recebeu os primeiros alunos da nova turma que reuniu os moradores da localidade. 

Puxa-saco de garrafa PET que
os alunos estão aprendendo a
fabricar nas oficinas
Entre os produtos programados para serem produzidos por todos os alunos até o final do ano estão o puxa-saco de garrafa PET, o colar de fuxico, o peso de porta e artigos de decoração alusivos às datas comemorativas. “Estamos com uma grande expectativa para este ano, são quatro turmas, duas na Incubadora e outras duas no bairro Canudos. Queremos fazer um belo trabalho para que possamos realizar novas feiras da economia solidária para comercializar os artesanatos produzidos nas aulas”, comenta a assessora técnica do projeto, Maria Isabel Lima. As aulas da segunda turma da Incubadora Pública de Economia Solidária começam no dia 14 de janeiro, já na sede da Igreja Mapan (Rua Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, 1755, no bairro Canudos) retornam no dia 15. Os encontros ocorrem quinzenalmente, das 14h às 17h. As oficinas de artesanato são gratuitas, e quem quiser ainda pode se inscrever para participar. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3527-4252.

0 comentários:

Postar um comentário

 
;