![]() |
| Profissionais da Educação participando do 3º Seminário - Créditos: Bruna Klassmann |
Na quinta-feira, 5 de dezembro, ocorreu o 3º Seminário do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no auditório do Prédio Lilás da Universidade Feevale (ERS-239, 2755 – Vila Nova). O encontro, que foi realizado pela Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Educação (SMED), reuniu durante o turno da manhã e tarde cerca de 300 profissionais da área da educação, entre professores, autoridades educacionais, equipes diretivas e coordenações pedagógicas.
Durante o seminário, os professores da rede municipal de educação apresentaram os principais trabalhos desenvolvidos com os alunos em sala de aula. Para o secretário da SMED, Alberto Carabajal, esse pacto agregou na educação do Município. “Oportunizando a troca de informações entre os professores, quem ganha o maior conhecimento são os alunos. Com o PNAIC, Novo Hamburgo está desenvolvendo uma educação mais adequada para a idade das crianças”, comenta.
O PNAIC é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Em Novo Hamburgo, o pacto desenvolve a formação dos professores, com encontros semanais, para a preparação dos planos de aulas e a troca de experiência entre os profissionais da área. Os professores do PNAIC recebem uma bolsa de estudos no valor de R$ 200,00, pago pelo Ministério da Educação (MEC). Além disso, o Município se compromete em alfabetizar todas as crianças na idade certa em Língua Portuguesa e em Matemática, assumindo o compromisso de realizar avaliações anuais aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), junto aos concluintes do 3º ano.
![]() |
| Exposição dos trabalhos desenvolvidos pelas professoras do PNAIC |



0 comentários:
Postar um comentário