Durante o mês de abril iniciarão as capacitações realizadas pelos integrantes do Projeto Verde Sinos em Novo Hamburgo. Nessa edição serão desenvolvidas atividades com alunos das escolas municipais da rede de ensino, além dos agricultores, agentes de saúde, técnicos e professores. Ao todo, serão capacitados 236 multiplicadores nas áreas estratégicas para manutenção das condições de qualidade e quantidade das águas da Bacia dos Sinos: áreas úmidas, unidades de conservação, encostas e nascentes, e nascentes na área rural. As capacitações serão realizadas pelos integrantes do Comitê Gestor de Educação Ambiental do Município (CGEANH), composto por servidores da Prefeitura de Novo Hamburgo, em parceria com a Comusa – Serviços de Água e Esgoto. O Projeto Verde Sinos é dirigido pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos) e pela Fundação Universitária para o Desenvolvimento do Ensino e da Pesquisa (Fundepe) e tem patrocínio do Governo Federal e da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental.
A primeira capacitação iniciará na quarta-feira, dia 8 de abril, com alunos das escolas municipais de ensino fundamental Machado de Assis, Senador Salgado Filho, Elvira Brandi Grin e Francisco Xavier Kunz. Essa turma contará com 45 crianças que participarão de atividades no turno da manhã e tarde. Os encontros que ocorrerão nas quartas-feiras uma vez por mês, serão realizados no Centro de Educação Ambiental Ernest Sarlet (CEAES), em Lomba Grande. Em nove encontros serão tratados assuntos como fauna, flora, ecossistema, ecologia, saneamento, poluição, mata ciliar, biodiversidade, agricultura orgânica e outros, além disso, as crianças terão oficinas, saída de campo e um seminário de encerramento.
Já a segunda turma de crianças iniciará as atividades no dia 17 de abril. Com um total de 100 jovens, participarão dos encontros, que ocorrerão nas sextas-feiras, as escolas municipais de ensino fundamental Monteiro Lobato, Adolfina J. M. Diefenthaler e Bento Gonçalves. As capacitações também acontecerão no Centro de Educação Ambiental Ernest Sarlet (CEAES), e seguirão com o mesmo cronograma de aprendizagem. Todos os participantes receberão uma camiseta e um chapéu do projeto. “Para a realização dessas capacitações nós temos uma equipe preparada para passar esse conhecimento. Esse é mais um trabalho realizado em Novo Hamburgo por meio do Projeto Verde Sinos. Até 2012, nós realizávamos o mapeamento e adesões de 17 áreas públicas e de agricultores rurais para restauração da mata ciliar nas nascentes e arroios”, comentou a coordenadora do CEAES, Solange Mânica.
Inscrições abertas:
Técnicos, agentes de saúde da família, agricultores, pastorais da saúde, agentes ambientais e comunidade interessada podem se inscrever até o dia 30 de abril para participar da capacitação de adultos do Projeto Verde Sinos. Ao todo, são 35 vagas oferecidas para o curso que acontecerá nas sextas-feiras pela manhã. A capacitação terá início no dia 15 de maio e será realizada no Centro de Educação Ambiental Ernest Sarlet (CEAES) e na região do Wallahai, em Lomba Grande. As inscrições podem ser feitas pelo telefone do CEAES: 9850-0366 ou com o Carlos Rocha da EMATER: 9168-1016.
0 comentários:
Postar um comentário