Chegou o momento de colocar o trabalho em prática! Depois de dois dias hospedados no 24º Batalhão de Infantaria Livre, em São Luís, no Maranhão, pegamos o caminho de Alto Alegre do Pindaré. No local, vamos desenvolver as oficinas de comunicação, meio ambiente, trabalho e tecnologias sociais. Estamos nessa cidade através da Universidade Feevale, participando do Projeto Rondon, na Operação Jenipapo. Serão 13 dias de atividades na cidade. Hoje, dia 19 de janeiro, foi o momento de conhecer o Município, passar de casa em casa para falar do nosso trabalho, nos instalarmos no alojamento e prepararmos o cronograma dos próximos dias.
A cidade tem cerca de 6 mil habitantes na região central e é formada por pequenas casas de paredes coloridas. Aqui em Alto Alegre do Pindaré, encontramos muitas coisas iguais a nossa cultura, mas como todo o lugar desse país, há muitas outras diferentes. A cada esquina uma curiosidade, uma foto para registro, um olhar perguntando quem somos... pois é, estamos sempre com o nosso uniforme que é composto por chapéu, camiseta amarela e mochila. Todos identificados pelo nome do projeto. Ao passar pelos locais, chamamos a atenção por estarmos em um grupo de 21 pessoas: 8 alunos e 2 professores da Feevale, 8 alunos e 2 professores da Universidade Federal do Sergipe, além de um representante do 24º Batalhão de Infantaria Livre, que é considerado o “anjo” de todos.
Desde que chegamos no Maranhão estamos passando por muitos momentos importantes e especiais, fomos recebidos muito bem por todos. Além disso, quando chegamos em Alto Alegre do Pindaré, com uma chuva forte, tivemos uma ótima recepção regada a música e belas palavras. Aos poucos vamos nos integrando a comunidade e desenvolvendo o nosso trabalho. A saudade de casa é grande, mas sabemos que logo estaremos de volta com uma mala cheia de experiências e histórias.
Lembrando que junto comigo nessa operação estão os professores Sueli Cabral e Marcelo Barros, e os acadêmicos Anilton Squena de Oliveira, Vanessa Graeff, Mirela Christmann, Nemar Limeira Neto, Lia Franciê Bruschi, Lauren Machado Gayeski e Tainã Coelho Quevedo. Segue abaixo alguns momentos especiais na qual já passamos na Operação Jenipapo do Projeto Rondon:
1 comentários:
Que Deus os ilumine nesse trabalho tão importante. Bruna, seja sempre essa pessoa especial que és...boa sorte no teu trabalho, e se cuida....um mega beijo....
Postar um comentário